Dicas sobre conservação do calçado
Como limpar seus sapatos!

Sapatos de couro:
O couro pode ser polido e pode ser tratado com uma loção ou creme apropriados. Aplique o creme de limpeza, sem se esquecer de limpar seus sapatos com uma flanela seca e limpa. Deixe durante alguns minutos, então os pula com um pano macio. Depois de secos, borrife com protetor adequado, encontrado nas boas lojas do ramo.

Camurça e Nubuck:
Borrife os sapatos com um spray a seco de camurça e coloque para secar. Depois de secos, escove os sapatos com uma escova própria para camurça (uma escova de dente limpa pode ser utilizada como substituta). Para manchas persistentes, borrife os sapatos novamente e escove vigorosamente. Depois de secos, borrife com protetor adequado, encontrado nas boas lojas do ramo.

Lubrificar sapatos de couro:
Limpe bem os sapatos com uma flanela seca e em seguida aplique óleo de visom uniformemente sobre a superfície. Isso permitirá que o óleo penetre no couro e mantenha os sapatos macios e brilhantes.

Sapatos de material sintético:
Esfregue sapatos com um pano úmido.

Outros Cuidados com os sapatos

Impermeabilização.
Um spray protetor é um modo excelente para proteger seus sapatos de água, lama, e manchas diversas. O melhor modo para proteger seus sapatos é esfregar o couro de seus sapatos novos, seguindo as instruções descritas na embalagem do protetor borrifando os sapatos antes de usar, em um movimento regular.

Além disso, sapatos, particularmente os de couro macio podem ser guarnecidos por protetores de sapato, que são instrumentos reguláveis de madeira que, encaixados no interior do sapato, ajudam a reter a forma e o molde.

Sapatos de tela (Tênis, Mocassins, etc...):
Lave-os primeiramente e coloque-os para secar, então aplique protetores especiais para tecidos nas partes superiores, deixando que sequem bem. Estas partes superiores também podem ser borrifadas com um spray próprio para proteger contra manchas.

Aprenda a escolher corretamente seus sapatos
1. Ao experimentar sapatos, tenha certeza de que você está usando as meias apropriadas. Por exemplo, se você estiver experimentando botas que você usaria com meias pesadas, não as experimente com meias finas.

2. O melhor momento para experimentar sapatos normalmente é no final do dia, quando seus pés estão mais inchados. Esperar até o fim do dia assegura que o calçado possa se ajustar a seu pé num estado habitual de atividade.

3. O primeiro sapato que você experimenta deve ser calçado no pé maior. Para a maioria das pessoas, o pé maior é o oposto da mão com que elas escrevem. Por exemplo, se você é destro, seu pé esquerdo tende a ser maior.

4. Fique em pé ao calçar seus novos sapatos. Caminhe um pouco em círculos. Fique atento se há espaço para mexer os dedos na ponta dos sapatos.